1

segunda-feira, 7 de maio de 2012

github - Social Coding


O desenvolvimento colaborativo de software exige ferramentas especialmente adaptadas, bem diferentes das que atendem bem aos casos em que desenvolvedores atuam de maneira individual.

Quando este desenvolvimento colaborativo ocorre de maneira geograficamente distribuída, o desafio se multiplica, e as ferramentas precisam estar aptas a fazer muito mais, provendo não apenas a hospedagem do código e o controle de versões, mas também ferramentas de comunicação entre os membros das equipes, manutenção de documentação, construção de sites das ferramentas, etc.

No caso do desenvolvimento de software de código aberto, no qual a participação de comunidades esparsas (do ponto de vista geográfico) é praticamente a norma, a presença de sistemas de apoio ao desenvolvimento adaptados aos processos correspondentes é essencial.

É provável que o exemplo emblemático seja o SourceForge, que desde 1999 é a sede virtual do desenvolvimento de vários dos mais conhecidos softwares de código aberto. Existem outros similares, como o Savannah, dedicado aos projetos integrantes do sistema GNU, e o Google Code, aberto a softwares de código aberto em geral.

Todos os serviços mencionados acima permanecem referências em seus contextos, mas um recém-chegado acaba de ultrapassá-los em uma das métricas que melhor expressa o grau de atividade de projetos de desenvolvimento de software: o número de commits.

Este recém-chegado é o GitHub, lançado em 2008 e que, nos primeiros 5 meses de 2011, teve 1,1 milhão de commits registrados – para efeito de comparação, o SourceForge ficou como segundo colocado, com 600.000 commits no mesmo período.

Um dos diferenciais do GitHub é ser baseado no git, sistema distribuído de controle de versão criado em 2005 pelo próprio Linus Torvalds para uso inicialmente no desenvolvimento do kernel Linux,  devido à sua insatisfação com os demais sistemas disponíveis na época, para a tarefa específica – e atipicamente complexa – de gerenciar as versões do kernel Linux.

O git acabou recebendo a simpatia de outros desenvolvedores envolvidos em projetos variados, e a lista de projetos populares hoje hospedados no GitHub expressa isso: jQuery, curl, Ruby on Rails, node.js e muitos outros.

Claro que o GitHub é muito mais do que um mero “servidor git”: a exemplo dos outros sites mencionados, ele oferece muitas outras soluções para o trabalho dos desenvolvedores, incluindo um sistema de criação e integração de equipes e atribuição de permissões, controle de incidentes/bugs, uma wiki para a documentação de cada projeto, recursos de comunicação, áreas de downloads públicos e mais.

O GitHub tem contas comerciais e gratuitas, hospeda hoje mais de 2 milhões de repositórios, é usado por empresas como o Twitter, Facebook e Yahoo, e merece ser analisado como opção de hospedagem para o seu próximo projeto público de código aberto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário