1

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Apresentação e entrega do produto adiadas

A data para entrega do produto com as alterações propostas pela equipe, bem como da documentação que o acompanha, foi adiada para 11 de junho, então teremos mais postagens sobre o trabalho nesse meio tempo.

No mesmo dia, postaremos o resultado final desses 3 meses e meio, passados desde o início do projeto.

Gerenciamento de Riscos do projeto


          Um conjunto de eventos pode ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades e, caso se concretizem, influenciam negativamente ou positivamente o projeto. Esses são os riscos e gerenciá-los inclui planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar com eles e controlá-los.
          A equipe identificou alguns deles e propôs alternativas para controlá-los, reagir caso aconteçam ou eliminá-los.

1 - Desistência/Falecimento de integrantes da equipe de desenvolvimento -
Risco de média importância.
Caso ocorra desistência de algum integrante, haverá uma sobrecarga de atividades para os demais integrantes, que terão que ser novamente distribuídas.
Atraso no cumprimento das atividades, ou insatisfação em realizar as atividades previstas no projeto pode provocar esse risco.
Motivar a equipe e distribuir de tarefas e documentação da mesma afim de não concentrar as atividades pode evitar o problema.


2 - Perda de qualquer tipo de dados do projeto -
Risco de grande importância.
Pode haver perda de dados independente de haver um backup de segurança ou não, já que não há como prever um incêndio, enchente, roubo, entre outros fatores.
Caso ocorra a perda de dados primeiramente o backup será checado, caso esteja com problema ou não possa ser restaurado atividades terão que ser realizadas novamente.
Pode-se evitar tendo o máximo de cópias possível e mantendo elas atualizadas, armazenando cópias em pen drives, anexos em e-mail e nos computadores dos membros.

3 - Aceitação do software no mercado de entretenimento -
Risco de grande importância.
Pode haver uma não aceitação do software no mercado do software ocasionando perda de tempo e dinheiro já que todo o projeto terá que passar por uma reciclagem

Caso ocorra a não aceitação do software no mercado, o software terá que ser revisto e passar por devidos ajustes
Pode-se evitá-lo com versões betas que possibilitem ao cliente avaliar e fazer sugestões em diversas etapas do projeto.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Entrega da versão final

Está chegando a data para entrega do produto com as alterações (04 de junho), e das alterações.

Aguardem para a postagem do link para download da versão final entregue do jogo.

domingo, 20 de maio de 2012

Cronograma do Projeto

          O cronograma é utilizado para controle planejamento do projeto. Nele são definidadas com detalhes as atividades a serem executadas desde o início do planejamento até a entrega do software.
          É um artefato importante para levantamento dos custos e da viabilidade de um projeto antes da aprovação final para a realização do projeto.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Requisitos Funcionais

Requisitos funcionais definem funções de um sistema de software ou seus componentes. É descrita indicando entradas, seu comportamento e as saídas. Podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar. (Fonte: Adaptado de Wikipedia - Requisito Funcional)

Requisitos Funcionais (Alterações) a serem implementados até a entrega final do jogo p0rtal snake:

Fim de jogo - Quando bate em alguma barreira ou na borda do campo de jogo e a "Snake" tem menos de 3 blocos, aparece na tela a mensagem "Game Over" e o jogo volta do início.
Colisão - Quando o jogador colidir com uma barreira ou parede, perde metade do seu tamanho.
Contador - São acumulados pontos em um contador na parte superior da tela, que são zerados quando ocorre uma colisão.
Recorde - A maior pontuação obtida até ocorrer um "Fim de Jogo" é exibida na parte superior da tela.
Novos Sons - Serão alterados os sons de colisão, pontuação e teletransporte.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

BizAgi Process Modeler


      BizAgi Process Modeler foi uma ferramenta utilizada pela equipe no desenvolvimento e definição do funcionamento de um Workflow de alteração do produto.


    

Esta é uma ferramenta para criação de fluxogramas, mapas mentais e diagramas em geral. Permite aos usuários organizarem graficamente vários processos e as relações existentes em cada etapa. Essa estruturação é uma maneira eficiente de visualizar um processo como um todo, identificando problemas e apontando a solução para eles.

Os conceitos ficam dispostos em caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos. A interface do programa é bem intuitiva e moderna, contendo todas as ferramentas para criação de diagramas e fluxogramas na lateral da tela.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/bizagi-process-modeler.htm#ixzz1u95VDxu1

segunda-feira, 7 de maio de 2012

github - Social Coding


O desenvolvimento colaborativo de software exige ferramentas especialmente adaptadas, bem diferentes das que atendem bem aos casos em que desenvolvedores atuam de maneira individual.

Quando este desenvolvimento colaborativo ocorre de maneira geograficamente distribuída, o desafio se multiplica, e as ferramentas precisam estar aptas a fazer muito mais, provendo não apenas a hospedagem do código e o controle de versões, mas também ferramentas de comunicação entre os membros das equipes, manutenção de documentação, construção de sites das ferramentas, etc.

No caso do desenvolvimento de software de código aberto, no qual a participação de comunidades esparsas (do ponto de vista geográfico) é praticamente a norma, a presença de sistemas de apoio ao desenvolvimento adaptados aos processos correspondentes é essencial.

É provável que o exemplo emblemático seja o SourceForge, que desde 1999 é a sede virtual do desenvolvimento de vários dos mais conhecidos softwares de código aberto. Existem outros similares, como o Savannah, dedicado aos projetos integrantes do sistema GNU, e o Google Code, aberto a softwares de código aberto em geral.

Todos os serviços mencionados acima permanecem referências em seus contextos, mas um recém-chegado acaba de ultrapassá-los em uma das métricas que melhor expressa o grau de atividade de projetos de desenvolvimento de software: o número de commits.

Este recém-chegado é o GitHub, lançado em 2008 e que, nos primeiros 5 meses de 2011, teve 1,1 milhão de commits registrados – para efeito de comparação, o SourceForge ficou como segundo colocado, com 600.000 commits no mesmo período.

Um dos diferenciais do GitHub é ser baseado no git, sistema distribuído de controle de versão criado em 2005 pelo próprio Linus Torvalds para uso inicialmente no desenvolvimento do kernel Linux,  devido à sua insatisfação com os demais sistemas disponíveis na época, para a tarefa específica – e atipicamente complexa – de gerenciar as versões do kernel Linux.

O git acabou recebendo a simpatia de outros desenvolvedores envolvidos em projetos variados, e a lista de projetos populares hoje hospedados no GitHub expressa isso: jQuery, curl, Ruby on Rails, node.js e muitos outros.

Claro que o GitHub é muito mais do que um mero “servidor git”: a exemplo dos outros sites mencionados, ele oferece muitas outras soluções para o trabalho dos desenvolvedores, incluindo um sistema de criação e integração de equipes e atribuição de permissões, controle de incidentes/bugs, uma wiki para a documentação de cada projeto, recursos de comunicação, áreas de downloads públicos e mais.

O GitHub tem contas comerciais e gratuitas, hospeda hoje mais de 2 milhões de repositórios, é usado por empresas como o Twitter, Facebook e Yahoo, e merece ser analisado como opção de hospedagem para o seu próximo projeto público de código aberto!